Conheci o Zorin OS no final de fevereiro de 2026 e estou gostando muito da experiência. Instalei desde então, estou estudando, testando e já criando um ambiente de trabalho para minha equipe trabalhar com ele. Estou personalizando para o meu trabalho.
Ainda tenho Windows em outro SSD, mas o Zorin instalei em um SSD novo só para ele. Minha intenção é torná-lo o sistema principal para o trabalho. Ainda bem que surge algo para nos libertar do antigo modelo de negócio dos concorrentes, pois o ambiente junto a eles já está muito tóxico e não corresponde mais às necessidades do usuário.
Um pouco da minha história:
Eu conheci o mundo digital na década de 80 ao receber uma revista de um país estrangeiro sobre design. Já estava surgindo os primeiros relatos e experiências de programas para desenho. Me interessei, até mesmo prevendo minha sobrevivência, pois já olhava o futuro ali. Comprei várias revistas estrangeiras com CD com os programas, financiei um PC e iniciei a jornada.
Naquele tempo eu conheci também o Linux, mas o mercado era preparado e empurrado para os concorrentes. Daí o tempo passou e acabei esquecendo do Linux. Por intermédio de um canal do YouTube, o Diolinux, assisti, me interessei e hoje estou mergulhando com razão.
O que sinto hoje:
Vocês trouxeram esta maravilha, principalmente para quem viveu a vida profissional toda com os concorrentes. Estou confortável pois já está se formando um ecossistema para o Linux, e principalmente para o Zorin, com aplicativos e software para design gráfico, projetos 3D, arquitetura e até edição de vídeo.
Eu fico feliz em saber que tem alguém pensando para fora do que está aí — um ambiente vicioso, onde quanto mais se paga, mais querem nos esfolar. E no final, o nosso trabalho não rende o suficiente para a família.
De coração, de verdade, de letra garrafais:
PARABÉNS para toda equipe do Zorin OS!
Vocês não fizeram apenas um sistema operacional. Vocês devolveram a esperança para profissionais que estavam presos em um modelo que já não serve mais para ninguém, a não ser para os bolsos dos concorrentes.
Muito obrigado!